Dia do Goleiro: Os 5 maiores da história do São Paulo

sexta-feira, 26 de abril de 2013

No dia de hoje, 26 de abril, é celebrado uma das posições mais ingratas e difíceis do futebol, o goleiro.

Espaço aonde a grama não cresce, frangueiro e mão de alface são algumas das alcunhas atribuídas aos guarda metas, que tenha a dura missão de não deixar a bola entrar no extenso espaço que é o gol.

Para homenagear esses jogadores que tem tarefas tão árduas a cada jogo o SPFC 24 Horas selecionou uma lista dos 5 maiores goleiros que passaram pelas metas tricolores. Vale destacar que os critérios de seleção foram feitos pelo colunista que vos escreve, cabendo outros nomes também.

1- Rogério Ceni:




Jogador que mais vezes vestiu a camisa do São Paulo em toda história, Ceni também foi quem mais empunhou a braçadeira de capitão do soberano. Falar dos recordes dele é fácil, são inúmeros, mas o que marca e marcou a trajetória de Rogério no time foram os títulos (22) e os gols (111).

2 - Zetti:


Muralha são paulina no Bi da Libertadores e Mundial, Zetti ficou conhecido por suas defesas elásticas e pontes sob as metas tricolores. Ídolo e referência na posição, foi eleito em 1993 o quinto melhor goleiro do mundo pela IFFHS.

3 - Waldir Peres




Quem é que não se lembra da catimba de Peres na final do Brasileirão de 1977, que desequilibraram os cobradores atleticanos e forma decisivos para o título tricolor?  Peres também foi Bola de Ouro da revista Placar em 1975 e titular da seleção brasileira na Copa de 1982.

4 - José Poy:




Goleiro argentino, desembarcou no São Paulo em 1948, tornando-se titular da equipe dois anos depois.Quatro vezes campeão Paulista pelo tricolor, Poy chegou a ser convidado a se naturalizar brasileiro para jogar a Copa de 1954 pelo Brasil, mas acabou refutando.

5 - King:




Tricampeão Paulista pelo São Paulo, Nivacir Innocêncio Fernandes, o King ajudou na época a consagrar o tricolor como um dos grandes do futebol brasileiro. O arqueiro está presente no memorial aos melhores goleiros que o São Paulo já teve, presente na sede soberana.


0 Comentários i:

Postar um comentário