O São Paulo não deve contar com seu artilheiro para o jogo desta quarta-feira, contra a Universidad de Chile, em Santiago. Ao que tudo indica, Luis Fabiano será poupado pela comissão técnica para enfrentar o Fluminense, domingo, no Morumbi, pelo Brasileirão. A partida de quarta-feira é o primeiro jogo das quartas de final da Copa Sul-Americana, competição na qual o gol fora de casa vale mais. As alternativas ao camisa 9 não têm rendido bons resultados.
A Universidad de Chile é a atual campeã da Sul-Americana, líder do ranking da Conmebol. Neste momento, encaminha-se também para o bicampeonato chileno. Não será tarefa fácil jogar como visitante em Santiago sem Luis Fabiano.
Nas oitavas de final, contra a LDU de Loja (ECU), Luis Fabiano não participou de nenhuma das duas partidas. Como resultado, dois empates, incluindo o 0 a 0 no Morumbi. E, na ocasião, o São Paulo avançou de fase exatamente por ter marcado um gol fora de casa. A LDU de Loja disputou sua primeira Sul-Americana em 2012, e está há apenas dois anos na primeira divisão equatoriana. Mesmo assim, ofereceu resistência ao Tricolor sem o Fabuloso.
Para o lugar de Luis Fabiano, o mais provável é que Ney Franco mantenha Ademilson como reserva imediato. O camisa 11, então, deve atuar como titular no Chile. O problema é que Ademilson não tem jogado bem como centroavante. Por ter estilo de jogo bastante distinto do de Luis Fabiano, a bola não para no ataque com ele, e menos espaços são criados para os pontas - Lucas e Osvaldo - entrarem na área.
Outras alternativas que mantêm o esquema 4-2-3-1 e se aproximam mais da atual, com Luis Fabiano, são Willian José e Cícero. O primeiro é centroavante de ofício, começou o ano muito bem, mas tem rendido cada vez menos. O segundo não é atacante, mas jogou por diversas vezes na posição quando o São Paulo não teve Luis Fabiano. Nos últimos tempos, perdeu espaço. A dupla ainda motivou o episódio de insatisfação de Rogério Ceni com o treinador, durante o segundo jogo contra a LDU de Loja. Ceni queria Cícero no lugar de Ademilson, mas Ney escolheu Willian José.
Quebrando o 4-2-3-1, Ney Franco ainda pode pensar na inclusão de Douglas ou Maicon com a vaga de Luis Fabiano aberta na equipe. Um dos dois pode atuar por uma das laterais do campo, ou até compor o meio de campo. Com isso, Lucas e Osvaldo seriam os atacantes, em um esquema sem um homem de referência.
0 Comentários i:
Postar um comentário